Como enganar o povo dizendo a verdade

O Haddad declara em sua propaganda eleitoral que o trânsito de São Paulo melhorou brutalmente. Passou da 7ª posição para além da 50ª posição na lista de cidades mais congestionadas do planeta.

O ilustre alcaide não menciona a fonte.

Pois bem.

Trata-se do índice TomTom. A TomTom é uma empresa de navegação pioneira no uso de GPS em tráfego rodoviário que começou muito antes de existirem smartphones. Hoje eles ganham dinheiro com aplicativos, à semelhança do Waze.

O índice TomTom é calculado pela relação entre dois tempos: (1) o tempo médio real de um determinado trajeto importante durante o dia e (2) o tempo que o mesmo motorista gastaria para percorrer o mesmo trajeto sem tráfego algum.

Por “sem tráfego algum” entenda-se deslocar-se à velocidade máxima permitida pelas vias.

Acontece que a velocidade máxima permitida foi reduzida – em alguns casos drasticamente – nas principais ruas e avenidas de São Paulo.

E aí está a pegadinha. O TomTom melhorou o ranking da cidade não porque o trânsito tenha melhorado tanto, mas porque o tempo de viagem sem tráfego aumentou de 20 a 35% dependendo da via..

Resumo: o índice melhorou por causa da diminuição da velocidade máxima, e a comparação está sendo feita entre DOIS conjuntos de velocidades máximas.

Haddad diz a verdade.

Mas Haddad está enganando você.

E ele sabe disso.